quinta-feira, 18 de junho de 2009


NA ESCOLA DE MARIA ENCONTRAREMOS A EUCARISTIA


O saudoso papa João Paulo II, em sua encíclica “Ecclesia de Eucharistia”, afirma que Maria é mulher “eucarística” na totalidade de SUS vida. A igreja, vendo em Maria seu modelo, é chamada a imitá-la também na sua relação com este mistério santíssimo.
A Bemaventurada Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo que nos alimenta com seu Corpo e Sangue na Eucaristia, tem inúmeros devotos e entre eles se destacam vários santos e beatos que tem a honra dos altares. Buscando sempre responder Sim ao Plano Divino, Maria está em perfeita comunhão com seu Divino Filho e assim, ela se torna eucarística e nos ensina a fazer o mesmo. Nas Bodas de Cana, ela soube confiar no poder de Jesus e assim aconteceu o primeiro sinal da divindade de seu Filho. Atendendo ao sábio conselho de Maria, os servos fizeram tudo o que Jesus mandou; assim a água das talhas de pedra foi transformada em vinho da melhor qualidade. Seguindo o conselho da Mãe de Jesus, muitos discípulos e discípulas procuram fazer sempre a vontade do Mestre Jesus de Nazaré.
Para aquela jovem de Nazaré, chamada Maria, fazer a vontade de Deus não era simplesmente dizer: “ seja feita a vontade de Deus”, mas antes ela quis compreender o que realmente Deus queria de sua pessoa; por isso ela perguntou ao anjo: “ como vai acontecer isto, se eu não convivo com um homem?”(Lc 1,34). Neste sentido, ela nos ensina a usar a razão, o nosso conhecimento diante dos acontecimentos para descobrir os desígnios de Deus na nossa história pessoal. Em vários momentos da vida de Maria, ela não compreendeu o que estava acontecendo, mas soube guardar tudo no coração para meditar sobre os fatos da sua vida.
Para celebrarmos a Eucaristia dignamente e viver nossa comunhão diariamente com Jesus Cristo, precisamos aprender com Maria a ficar atentos aos acontecimentos de nossa vida e do mundo em vivemos, pois nossa fé não é vivida nas nuvens e sim no cotidiano da história humana.

Festa de Corpus Christi 11 de junho de 2009
PE Ermindo Rapozo de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.