quarta-feira, 17 de junho de 2009

Maio, o mês de Nossa Senhora

Maio, o mês de Mossa Senhora


No nosso querido país verde amarelo, continuamos celebrando as mesmas festas litúrgicas do continente europeu, lá elas coincidem com alguma estação do ano. O natal é celebrado no inverno, mas no Brasil é verão; a Páscoa coincide com a primavera na Europa, mas aqui ela é celebrada no outono. O mês de maio na Europa é estação das flores, por isso começou a oferecer flores para Maria e assim surgiu o Mês Mariano para honrar a Mãe de Jesus.
No calendário litúrgico temos as memórias devocionais de Nossa Sra de Fátima no dia 13, Nossa Sra Auxiliadora dia 24 e Nossa Sra de Caravagio dia 26. Ainda encontramos a grande Festa da Visitação de Nossa Senhora que foi instituída pelo papa Urbano VI em 1389 que era celebrada no dia 02 de julho, mas desde muito tempo passou para o dia 31 de maio. É a festa do Magnificat, onde Maria louva a Deus pelas maravilhas que ele fez em favor da humanidade. O Missal Romano chama Maria de “Teofora”, a portadora de Deus, a Arca da Nova Aliança.
O saudoso Papa João Paulo II afirma que: “Maria, com sua visita a Isabel, transforma-se no modelo de quem na Igreja se coloca a caminho para levar a luz e a alegria de Cristo aos homens de todos os lugares e de todos os tempos”. Neste ano vamos celebrar a grande Solenidade de Pentecostes exatamente no dia 31, assim sendo, podemos no unir com Maria, a Mãe da Igreja, para recebermos a força do Espírito Santo e levar ao mundo moderno a mensagem redentora de Cristo. A Mãe de Jesus continua animando os discípulos e discípulas do Mestre a sermos missionários portadores da Palavra de Deus, levando esperança a todos famintos e humilhados do nosso tempo.
Maria é bendita entre as mulheres porque ouviu, guardou em seu coração e acreditou na Palavra de Deus; nós também seremos bem-aventurados se ouvirmos, guardarmos e acreditarmos nesta mesma Palavra de Salvação para o mundo. Em nossas celebrações, novenas, rezas do terço, círculos bíblicos devemos dar o devido destaque a leitura da Bíblia; assim nossa devoção mariana será um grande auxilio na evangelização de nosso povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.