domingo, 21 de junho de 2009

12º Domingo do Tempo Comum Ano B

“Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno?”
Livro de Jô 38,8.

“ Quem é este, a quem até o vento e o amar obedecem?”Mc 4,41.


Estas duas perguntas aparecem para a nossa meditação neste domingo dia 21 de junho de 2009, quem participou da Missa ou Celebração da Palavra na sua comunidade eclesial teve oportunidade de ouvir a leitura destes textos bíblicos, mas se não teve essa oportunidade, pega a tua Bíblia e leia os textos propostos para a liturgia de hoje.
Diante destes questionamentos, o cristão, que é consciente de sua missão no mundo, sabe que somente o Criador tem poder sobre toda forma de vida existente no mundo e que tudo pertence a Ele. Nós encontramos muitas pessoas sem fé, que pergunta: “por que Deus permite a morte de inocentes? Por que Deus permite que muitos passam fome?... Essas interrogações revelam que a pessoa tem pouca ou nenhuma fé. Os discípulos estavam apavorados no meio da tempestade em alto mar e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”Nas tempestades da vida, quando ficamos doentes, quando vivemos momentos difíceis, nós precisamos reforçar nossa fé, nossa confiança em Deus; pois Ele está sempre no comando de nossa vida.
Jô tinha muitas perguntas sobre o que estava acontecendo com ele, mas sempre se manteve fiel a Deus. Podemos não entender os desígnios do Criador e assim nos questionar sobre a razão dos acontecimentos, contudo nunca devemos duvidar do amor de Deus por nós. Ele sempre quer o melhor para os homens e mulheres, para toda a humanidade. Os males que acontecem no mundo têm várias explicações, mesmo que nós não a conhecemos. O certo é que não podemos culpar Deus por aquilo que nós fazemos ou experimentamos de errado. São Paulo nos confirma que se alguém está em Cristo é uma nova criatura (2Cor 5,17). Quando encontramos em Jesus Cristo a resposta para nossos anseios, certamente tudo se torna novo e ganha sentido para nós. O velho do pecado acaba sendo redimido por Cristo e assim tudo se renova.

PE Ermindo Rapozo de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.