sexta-feira, 10 de julho de 2009

Sacramento da Penitência

O SACRAMENTO DA PENITENCIA
(PALESTRA P/ ECC)


No conjunto dos setes sacramentos, encontramos a Penitencia ou confissão, como é mais conhecido entre nós. Quando procuramos este sacramento queremos receber o perdão para os nossos pecados, com a absolvição dada pelo padre, renovamos em nós a graça de Deus que recebemos no batismo.
Nos dias atuais, muitos se perguntam: existe pecado? Por que devo me confessar?Por que devo falar meus pecados para o padre? Não posso me confessar diretamente com Deus?
Primeiramente, podemos afirmar com certeza que o pecado existe sim e que é um ato, um pensamento, uma palavra ou uma omissão que ofende a Deus e ao próximo. O pecado é uma atitude contra o amor, contra a vida que é um dom de Deus.
O pecado está nas pessoas e na sociedade, toda ação pecaminosa ofende o individuo e a comunidade onde ele vive , ele é como um câncer numa parte do nosso corpo que se espalha por todos os outros membros e acaba levando a morte aquela pessoa.
Deus veio ao mundo na pessoa de Jesus Cristo para nos libertar de todo mal e o maior deles é o pecado, pois tira a nossa liberdade de filhos e filhas de Deus. Na sua imensa misericórdia, Deus Pai enviou seu Filho ao mundo para redimir os homens e mulheres de seus pecados.
No alto da cruz, Jesus Crucificado disse: “Pai, perdoa-lhes, por que não sabem o que fazem” Lc23,34. Assim Ele nos ensina a perdoar até nossos inimigos.
Pecar é: ter ódio no coração, desejando o mau para os outros, é buscar vingança, enganar os outros com mentiras, levantar falsos testemunhos (fofocas) usar o nome de Deus em vão para justificar nossas ações, deixar de fazer o bem, etc...

· Por que devo me confessar?
Este sacramento da Penitência foi instituído Por Cristo Ressuscitado quando Ele disse: “Recebam o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados , ficarão perdoados; a quem os mantiverdes, ficarão mantidos.” (João 20,22). Portanto, Jesus não aconselha a confissão diretamente a Deus, é preciso a intermediação da Igreja, representada pelo ministro ordenado. O padre ou o bispo ouve a confissão do cristão e, exercendo seu ministério de Bom Pastor, aconselha o penitente com alguma palavra de conforto e sabedoria, sempre pedindo que faça alguma ação concreta que revele seu arrependimento e logo em seguida dá a absolvição.
· A Riqueza do Perdão de Deus.
O perdão é a expressão máxima do amor, da bondade, da misericórdia, é através do perdão que mais nos aproximamos de Deus. Quando fazemos a experiência de perdoar e ser perdoado, tudo se transforma e é maravilhoso, pois o perdão nos faz crescer como pessoa, assim nos colocarmos acima do erro.
Na Bíblia encontramos o perdão de Deus do começo ao fim e sempre é o despertar de uma nova vida. Quando não somos capazes de perdoar, ficamos presos numa rede de ódio e de vingança que transforma nossa vida num inferno. Outra face importante do perdão é saber perdoar a nós mesmo, pois se isto não acontece, você se destrói pelo sentimento de culpa. Para curar todas as feridas do pecado, encontramos no sacramento da penitência o grande remédio e na misericórdia divina o refugio para nossas tribulações. Ex. pecado do aborto e tentativa de suicídio.
· Textos para meditação:
*Salmo 31(32)
*Salmo 50(51)
*Mateus 18,21-35
*Mateus 9,9-13
*Marcos 2,3-12
*Lucas 5, 18-25
*Lucas 7, 36-50
*Lucas 15,11-32
*João 8, 1-11
*João 8,31-36
*Ef 4, 1-3.17-32
*1Jo 1,5-10;2,1-2

Como fazer uma boa confissão ?
1) Fazer um sincero exame de consciência, pode começar este exame utilizando os 10 mandamentos da lei de Deus.
2)Ao chegar perto do padre, peça que o Espírito Santo o ilumine para falar sem receios de suas faltas. Pode dizer também quando foi a ultima vez que confessou.
3)Fala sobre cada um de seus pecados, nunca sobre pecados de outras pessoas.
4)Ouça atentamente a orientação espiritual do sacerdote.
5)Cumpra a tarefa recomendada pelo confessor.


Autor: Pe Ermindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.