segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Homilia para Culto Ecumênico


Festival da diversidade Cultural – 07,08,09 e 10/10/2010
Homilia para Culto Ecumênico

Salmo 111, 7-8
Ele é fiel e justo em tudo o que faz;
Todos os seus mandamentos merecem confiança. Eles permanecem para sempre, pois se baseiam na verdade e na honestidade.
Rute 1, 1-19
A viúva Noemi manda suas noras, Rute e Orfa, voltarem para seu povo, mas Rute por livre vontade resolve assumir a fé e os costumes do povo judeu.

Lucas 17,11-19
O evangelista Lucas diz que os leprosos (portadores da doente da hanseníase) reconheceram Jesus como mestre e foram ao seu encontro, contudo ficaram a distancia.

Noemi respeita a cultura de suas noras e dá a elas a possibilidade de voltar para a casa de seus pais.
Rute livremente escolhe assumir a fé e a cultura dos judeus, com esta decisão ela ficou solidária com sua sogra Noemi, as duas estavam viúvas e sem ninguém para protegê-las.
Sabemos que, depois da chegada de Rute em Judá, ela se casou com um parente de seu falecido marido (Boaz) e está entre os antepassados do grande Rei Davi.
Podemos ter uma cultura diferente, pertencermos a igrejas diferentes, não falarmos o mesmo idioma, mas somos todos filhos e filhas do mesmo Deus Criador. Esta é uma verdade tão sólida e cristalina que não podemos duvidar.
Nosso Deus é único e verdadeiro, como diz o salmo 111: “Ele é fiel e justo em tudo o que faz; todos os seus mandamentos merecem confiança. Eles permanecem para sempre, pois estão baseados na verdade e na honestidade”.
Estamos nos alegrando neste final de semana com a nossa diversidade cultural, qual é mensagem que podemos deixar para o Brasil e para o mundo?
Acredito que nosso município, o mais pomerano do Brasil, tem em sua historia e cultura, sua maior riqueza. A nossa fé cristã veio de além mar, trazida por portugueses, italianos, alemães e pomeranos. Aqui nas terras capixabas já existia a cultura indígena e por causa da escravidão veio a cultura africana. Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas, por isso eu tenho certeza que a nossa diversidade cultural é muito bonita e com certeza é um presente que recebemos de Deus, o Senhor da história.
Quantos são os casamentos que serviram para unir famílias de costumes diferentes, quantos encontros que nos aproximam?
Infelizmente, acontecem também entre nós atitudes como discriminação racial, gerando preconceitos de todos os tipos. Até mesmo discriminação por causa de algumas doenças infecto-contagiosas.
Vejamos o relato do evangelista Lucas: Dez homens pedem a Jesus que os libertem da doença. Jesus conversa com eles e manda-os se apresentar ao sacerdócio para a purificação. Estes homens confiam em Jesus e são curados, entre eles tinha um samaritano, o único que voltar para agradecer.
A salvação que Cristo oferece está ao alcance de todos, judeus ou samaritanos, gregos ou romanos, escravos ou livres. Para isto basta reconhecer Jesus como único salvador. As manifestações culturais são diversas, mas a fé é única.
Católicos, luteranos, pentecostais, todos nós acreditamos e aceitamos os ensinamentos de Jesus Cristo como fonte de salvação para todos os povos. Aqui em Santa Maria, em vários momentos, celebramos esta fé comum. Estes momentos de celebração ecumênica reforçam para nossas igrejas a certeza de que somos irmãos na mesma fé em Jesus Cristo.
Acredito que juntos podemos crescer ainda mais em nossa fé e no compromisso com o Reino de Deus. Temos algumas diferenças, mas no principal estamos de acordo, só Jesus salva. Ele nos ensinou a viver na caridade, isto é no amor ao próximo como a nós mesmos. Mantendo acesa a chama de nossa fé, poderemos transformar o mundo levando a todos a mensagem de Jesus.
Todas as nossas manifestações culturais devem promover a harmonia e o bem estar de nossas famílias e comunidades. A agricultura, avicultura, nossa música, o artesanato, nossa política, nossa escola, nossas comunidades religiosas devem promover a dignidade de nossas crianças e jovens. Sejamos, portanto, cidadãos conscientes na condução do progresso de nosso município de Santa Maria de Jetibá.
Padre Ermindo Rapozo de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.