domingo, 23 de maio de 2010

Solenidade de Pentecostes






Neste domingo, 23 de maio de 2010, celebramos o Divino Espírito Santo, é uma festa do calendário litúrgico celebrada em todas as comunidades católicas do mundo todo. Com o pentecostes nós celebramos nascimento da Igreja Universal, quando impulsionados pelo Divino Espírito, os apóstolos saíram do cenáculo para levar a Boa Nova de Jesus a todos os povos e nações. Pedro, em nome de todos, anuncia aos presentes em Jerusalém a novidade do cristianismo, pela ação do Paráclito, todos compreendem o que ele estava falando em seu próprio idioma (At 2,11).
Na Bíblia encontramos passagens que falam do Espírito de Deus, como um sopro de Deus, em forma de pomba e também em forma de línguas de fogo. Cada uma destas manifestações revela para nós uma característica da ação santificante do Espírito, vejamos: o sopro é doação de vida, quando Deus criou o ser humano soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo (Gn 2,8); Nas margens do Rio Jordão, logo depois de ser batizado por João Batista, Jesus viu o espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele (MT 3,16). Para mim, e acredito para muitos, a pomba lembra sempre bondade, amor, paz, mansidão; estas qualidades são sempre frutos da ação do Espírito Santo na vida de cada um de nós. Por ultimo, o fogo é sinal de energia, força, luz que ilumina e purifica nossas ações.
Hoje, mas Missas que celebrei, procurei falar do grande desafio dos cristãos de ontem, de hoje e do futuro em buscar sempre construir unidade na diversidade. Somos criaturas únicas, é como diz o ditado: Deus nos criou e jogou a forma fora. Cada pessoa é diferente, ninguém é cópia de outro, somos parecidos e não iguais. Esta diversidade não é um mal, mas um presente de Deus; cada um de nós temos muito a oferecer ao mundo, a Igreja. Quando encontramos aquilo que nos une, a unidade acontece de forma natural e sempre valorizando o diferente de cada um, nunca caindo na uniformidade autoritária e burra. Este milagre da unidade na diversidade é fruto da ação do Espírito Santo em nossas comunidades de discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.