terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Festa da Apresentação do Senhor


José e Maria apresentam no Templo de Jerusalem a "A LUZ DAS NAÇÕES", A GLÓRIA DE ISRAEL". É assim que o Simeão fala de Jesus na sua oração de louvor a Deus por ter tido a graça de ver e tomar em seus braços o Menino Jesus. Nós cristãos também temos o privilégio de ver e comungar o Corpo e Sangue de Jesus nas Celebrações Eucariíticas; será que todas pessoas que comungam nas Missas tem a mesma explosão de alegria e contentamento do Velho Simeão e da Profetisa Ana?.... Antes de 1969, esta festa era conhecida como: festa da Purificação de Maria Santíssima, que se dava qwuarenta dias após o nascimento de Jesus. Com o novo Calendário Romano, esta festa passou a ser chamada de: Apresentação do Senhor.
Na piedade popular mariana, o povo celebra neste dia: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelaria. Sem deixar de ser mariana, esta festa é em primeiro lugar um festa cristológica, pois é Jesus o centro das atenções, conforme verificamos no texto bíblico que Lucas escreveu(Lc 2,22-40). Maria é mãe, José, o pai adotivo, Jesus é o Salvador da Humanidade.
Maria Santíssima é quem apresenta o Messias esperado para todos nós, assim o povo a denominou Senhora da Luz que é Jesus Cristo, é como a lâmpada que colocamos em nossa casa; sem energia temos só a lampada. Maria sem Jeus não tem valor em si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.