segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
NUNCA DESISTA
Nunca desista de ser feliz...
Existem pedras;
Não desista de andar...
Existem barreiras;
Não desista de passar...
Existem os nós;
É preciso desatar...
Existe o desânimo;
É a pior coisa que há...
A estrada é longa;
Não desista de chegar...
Existe cansaço;
É preciso caminhar...
Existe derrota;
Você nasceu para ganhar...
Existe o desamor;
É fundamental amar...
(Autor desconhecido)
sábado, 5 de fevereiro de 2011
A CRIAÇÃO DO SER HUMANO E A ECOLOGIA
“Deus os abençoou e disse: sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo ser vivo que rasteja pelo chão.” (Gn 1,28).
Encontramos neste texto bíblico o que nos disse o Criador do Universo, sabemos que Deus reservou um lugar de destaque para o ser humano na criação e o deixou num paraíso terrestre, cercado de todos os privilégios. Alguns estudiosos se perguntam: este paraíso terrestre é saudade do que passou ou esperança do que virá? Outros afirmam que o domínio do ser humano sobre as outras criaturas foi mal interpretado e está causando muita destruição da natureza. Eu pessoalmente, vejo o ser humano como um menino que ganha um brinquedo muito bonito e começa a descobrir a sua engrenagem e logo quer desmontá-lo para reconstruí-lo. Nesta busca de conhecimento acaba destruindo o seu presente.
Deus criou o universo inteiro e o deixou como presente para a humanidade. Nós não estamos sozinhos neste mundo, nele habita muitas espécies de animais e algumas delas já deixaram de existir e outras apareceram em nosso planeta. Nós homens e mulheres somos os administradores e não os donos desta biodiversidade toda, precisamos, urgentemente, buscar o conhecimento da técnica sem agredir o meio ambiente que é morada de muitos outros seres vivos. Podemos entender o “sede fecundos” não só no sentido de gerar filhos e filhas, mas também no sentido de criar melhores condições de vida para todos as criaturas de Deus, todos os seres vivos foram criados por Deus e merecem nosso cuidado e respeito. O progresso científico e tecnológico é um dom que recebemos de Deus e por isso é abençoado, o que não agrada ao Criador é a destruição da natureza e dos animais. Muitas vezes nossa evolução tecnológica é colocada a serviço de poucos, gerando mais pobreza e miséria. Quando, este progresso está servindo aos interesses de poucos e buscando apenas o lucro do capital sem valorizar o ser humano, ele é perverso e destruidor.
O novo milênio está cheio de novas tecnologias que facilitam muita a nossa vida se compararmos ao estilo de vida que nossos avós viviam a cinqüenta anos atrás, ou mesmo nossos pais a trinta anos antes. No passado a vida era mais difícil em muitos sentidos, pois muitas comodidades do presente não existiam para a grande maioria das pessoas. Faz se necessário aprendermos não só usar o celular e o computador, mas perguntar o que fazer com o lixo eletrônico e industrial que criamos. As sacolas de supermercado, as garrafas de plástico facilitam nossa vida, mas prejudicam a natureza. Podemos lembrar que muitos produtos industrializados demoram séculos para decompor e poluem nossos rios e nascentes. Para terminar, eu pergunto: o que estou fazendo para preservar este planeta que é obra de nosso Deus Criador?
Padre Ermindo Rapozo de Assis
Assinar:
Postagens (Atom)