sexta-feira, 25 de maio de 2012

Semana de oração pela unidade dos cristãos




“Todos nós seremos transformados pela Vitória de
Nosso Senhor Jesus Cristo”. (1 Cor 15,51-58)
Estamos celebrando em nossas Igrejas a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial das Igrejas Cristãs nos apresenta este texto bíblico como tema para motivar nossos cultos ecumênicos. Aqui na cidade de Santa Maria de Jetibá-ES começamos três dias de oração, no dia 23 de maio de 2012 as 19 h nos reunimos na Igreja Evangélica de Confissão Luterna no Brasil, ontem dia 24 a celebração aconteceu na Igreja Evangélica Luterana do Brasil e hoje   as 19 h estaremos celebrando na Igreja Católica Apostólica Romana Rainha da Paz.
Para mim, é sempre muito bom participar destes cultos ecumênicos; além de conhecer os irmãos de outra igreja, isto favorece também a um crescimento maior de nosso ser cristão no mundo de hoje. Padre Zezinho compôs um bonito cântico, que ele chamou de “Iguais”, neste hino nós cantamos assim: “pensamos diferente, louvamos diferente, oramos diferente, mas numa coisa nós somos iguais, buscamos o mesmo Deus...”
Nosso orgulho e prepotência se manifestam sempre quando não aceitamos o desafio do diálogo, quando procuramos o sossego de nossas convicções eclesiásticas e esquecemos os apelos da Palavra de Deus, que sempre nos interpelam a sair de nosso individualismo e ir ao encontro do outro. Antes de buscar a unidade com os outros, precisamos reconhecer nossa própria fragilidade. Somente a vitória de Cristo Ressuscitado é capaz de superar a divisão provocada pelo pecado.
Unidos pela fé     que professamos e fortalecidos pelos dons do Espírito Santo, católicos, luteranos e demais denominações podem experimentar a alegria do convívio fraterno. Nesta convivência fraterna, mesmo pensando e rezando de modo diferente, podemos praticar a caridade, promover a paz entre os povos e ter sede e fome de justiça. Assim, seremos todos bem aventurados por causa da Palavra de Deus.
Padre Ermindo Rapozo de Assis

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Catequese e Bíblia: Uma espiritualidade mariana

Catequese e Bíblia: Uma espiritualidade mariana: É tradição antiga na Igreja dar ao mês de maio um toque especial para homenagear nossas mães e também Maria , mãe do Mestre e de todos nós...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Semana de Espiritualidade


fogão a lenha


Santa Maria de Jetibá-ES, Terra dos Pomeranos



                Estamos no mês de maio, quando festejamos a emancipação política de nosso município, que se orgulha de ser o mais pomerano do Brasil. Quem anda nas ruas e estradas de nossa região se encanta com a arquitetura dos prédios e fica apaixonado pelo clima deste lugar tão especial. Convivendo com os descendentes de pomeranos, vamos descobrindo o seu jeito simples de ser e constatamos, de imediato, que essa gente vive de sua capacidade de trabalhar de sol a sol.
                “Santa Maria de Jetibá que se cante em teus vales e serras ao som da concertina. Que a semente germine e não morram as fontes cristalinas.” Este é um verso do Hino do Município, penso que expressa muito bem o desejo de todos nós que moramos neste lugar abençoado por Deus. Depois da emancipação, mesmo antes, muitos outros vieram morar neste paraíso, e mesmo não sendo pomeranos, escolheram Santa Maria para fixar moradia. Acredito que os descendentes de italianos, alemães, japoneses, portugueses e outros mais se orgulham da convivência harmoniosa e fraterna com os pomeranos que guardam sua cultura e religião como um verdadeiro tesouro.
                No final do ano de 2007, ainda terminando minha especialização em teologia na cidade de São Paulo, recebi de Dom Luiz Mancilha Vilela uma proposta de assumir a nova paróquia de Santa Maria de Jetibá. Na época não conhecia esta cidade, apenas tinha algumas informações bem superficiais da realidade, mesmo assim aceitei a missão de ser o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. Hoje agradeço a Deus por morar e exercer o meu ministério presbiteral neste município tão especial, ser padre neste lugar é uma experiência muito gratificante, posso afirmar que já vivi vários momentos inesquecíveis que ficarão guardados com carinho em minha memória.
PARABENS SANTA MARIA DE JETIBÁ PELOS 24 ANOS!
PADRE ERMINDO RAPOZO DE ASSIS